quinta-feira, 5 de maio de 2016

“Teoria Zavasckiana” afasta Cunha do cargo de Deputado Federal.


O Ministro do STF Teori Zavascky  decidiu liminarmente e monocraticamente, pelo afastamento de Eduardo Cunha do Cargo de Deputado Federal.
É claro que esta decisão passou pelo crivo do Presidente do STF e dos demais Ministros indicados por Lula e Dilma.
A já chamada “teoria zavasckiana” tem como base a analogia com o afastamento da Presidente da República ao se tornar ré no Senado. O Ministro ainda crê que Eduardo Cunha podria (sic) atrapalhar o andamento das investigações demonstrando uma suposta fragilidade do STF.
Evidentemente que a Constituição e as Leis infraconstitucionais, não contemplam ou não prevêm tal procedimento.
A decisão é inédita e, se prosperar, tornar-se-á uma Jurisprudência dando ao STF um poder que não possui: O de legislar.
Não adentrando ao mérito, já que Cunha está atolado até o pescoço na lava jato, até hoje não se viu Cunha atrapalhar ou retardar o andamento da Comissão de Cassação de seu mandato sem agir, estritamente, na forma da Lei o do Regimento Interno da Câmara.
O STF, por sua vez, se omite em tornar Renam Calheiros réu ( já que existe no Supremo quase uma dezena de denúncias da PGR contra o presidente do Senado ) como se Renan não tivesse nenhuma influência na Reública. A diferença entre Renan e Cunha é que Renan, como sempre, vive entre o cravo e a ferradura, mas com uma astúcia mais arraigada ao poder.
Da mesma forma o STF não transformou em réu o substituto de Cunha na mesa diretora da Câmara.

A verdade é que Cunha é inteligente, Renan é astuto, e o STF parece tudo fazer para “vingar” Dilma Roussef emparedada e na iminência de dar adeus ao Poder.

Nenhum comentário: