domingo, 5 de novembro de 2017

Arábia Saudita prende Al-Waleed, o príncipe investidor

O príncipe saudita Alwaleed Bin Talal, um dos homens mais ricos do mundo e investidor em diversas empresas, foi preso neste sábado numa operação anti-corrupção, parte de um xadrez político para fortalecer o poder do Rei Salman.
O relato da prisão de Alwaleed é de agências sauditas. Até as 22 hs (horário do Brasil), os grandes jornais americanos ainda não haviam confirmado a informação.
Numa espécie de Lava Jato da nobreza, o Rei Salman bin Abdulaziz prendeu hoje uma série de autoridades, incluindo 11 príncipes, quatro ministros de Estado e dezenas de ex-ministros. Alwaleed estaria entre os detidos.
E, num movimento que sinaliza instabilidade política, Riad trocou também o ministro da Economia e as chefias da Guarda Nacional e da Marinha.
Alwaleed, que já foi chamado de 'o Warren Buffett árabe', é um acionista histórico e relevante de empresas como o Citigroup, Apple, Fox e Twitter, e tem amplas conexões com Wall Street.
Há dois anos, ele prometeu doar toda sua fortuna — US$ 32 bilhões, segundo ele mesmo — ainda em vida,para ajudar a construir “um mundo melhor, de tolerância, igualdade e oportunidade para todos,” e ajudar a eliminar a pobreza e a fome nas comunidades mais necessitadas.
A operação anticorrupção deflagrada hoje se dá num contexto mais amplo de reformas na Arábia Saudita, lideradas pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, de 32 anos, que quer retornar a Arábia Saudita a um “islã moderado e aberto ao mundo e às religiões.” Ele já afirmou que o Estado ultraconservador que vigiu nos últimos 30 anos é ‘anormal'.

Nenhum comentário: